Ana Carolina Dias, a Deborah de "Fina Estampa", é adepta de exercício ao ar livre para manter a forma

Corpo em Evidência
Livre, leve e solta
 
A atriz revela que não gosta de levantar pesos nem correr ou andar na esteira, já que o cronômetro a apavora 
 Há quem goste de ficar horas a fio dentro da academia. E tem aqueles que nem passam perto de uma. Ana Carolina Dias não é nenhuma amante da "maromba". Mas, principalmente por ser atriz e ter no corpo seu principal instrumento de trabalho, a intérprete da Deborah, de "Fina Estampa", mantém uma rotina de exercícios quatro vezes por semana. "Vou para a academia, mas vou obrigada", pontua, às gargalhadas. "Se eu não fosse atriz, acredito que malharia. Com a mesma dificuldade, mas malharia", acrescenta. Justamente por não ser fã de levantar pesos é que ela aprecia atividades que possam ser feitas ao ar livre, como caminhar, andar de patins e de bicicleta. "Caminhada eu faço sempre no bosque, no condomínio ou na praia. Na esteira, parece que o tempo não passa, aquele cronômetro vai dando uma agonia...", ressalta.

O exercício aeróbico, aliás, é muito importante no treino de Ana Carolina. Com ele, a atriz se sente mais disposta e melhora bastante o condicionamento físico. "Muda a respiração. O aeróbico é essencial para qualquer pessoa. Acho até que é mais importante que a musculação", opina. Mas como ela tem dificuldades em correr por um período longo, a solução é alternar a caminhada com corridas curtas. "Acho que respiro errado. Me dá uma dorzinha aqui do lado da barriga e eu paro. Dou uma corridinha, dou uma andada, depois outra corridinha...", confessa. Mesmo não correndo com a pretensão de aumentar a distância percorrida ou diminuir o tempo em que faz determinado trajeto, Ana Carolina sente que o corpo dá uma boa "secada". Só que é preciso ter atenção para não passar da conta. "Se você não souber o tempo exato de fazer o aeróbico, você perde massa muscular", pontua.

Para auxiliar no processo, ela conta com o "personal trainer" Wilhelm Oldemburg, com quem faz aula há três anos. Quando a preguiça fala mais alto, é o professor quem a incentiva. "Eu estava indo até a academia malhar com ele e falava: ´Poxa, olha o trânsito, cheguei tarde. Hoje não vou...´ E ele: ´Vamos resolver isso? Agora eu vou até você´. Me arrasou. Não tenho como fugir", brinca ela, que corre tanto na ciclovia como na areia fofa. Quando faz o exercício na areia, aliás, sente que trabalha ainda mais os músculos da perna. "Até o abdômen você trabalha na areia. Você se esforça mais, é ótimo". Mas a parte que a atriz mais gosta são os alongamentos. Antes de correr e caminhar, ela puxa as pernas para trás, uma de cada vez, segurando pelos pés, e dá uma esticada na coluna, além de outros movimentos que também são repetidos ao final do treino. "Sei que é a melhor parte. Na verdade, acho que já malho pensando no alongamento", admite, bem-humorada.         
Cuidar do corpo é um hábito antigo de Ana Carolina, que já fez jazz, "street dance" e malha desde a adolescência. Mas quando soube que interpretaria a Deborah, resolveu pegar mais pesado na academia. Afinal, trata-se de uma personagem sensual. "Em relação à alimentação, não tive dificuldades porque gosto muito de verdura e frutas. Só intensifiquei os exercícios", conta ela, que já ouviu algumas "gracinhas" desde que entrou em "Fina Estampa" para dar vida a uma das "maridas de aluguel" da loja de Griselda, de Lília Cabral. "O pessoal brinca muito nas ruas. Tem gente que fala: ´Como está sua agenda? Vamos  fazer um serviço lá em casa´".
 
Por Ana Cleya Lopez

0 comentários:

Postar um comentário